Boa tarde
Segurança Pública EliasElias 29 Agosto 2021 (131)

Serviço Aeropolicial da Polícia Civil completou 17 anos de operações em agosto

As unidades já registram mais de 13.600 missões e mais de 9.500 horas de voo

Serviço Aeropolicial da Polícia Civil completou 17 anos de operações em agosto

Neste mês de agosto (dia 14), o Serviço Aeropolicial (SAER/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina completou 17 anos de existência. Ações policiais, resgates, transporte de órgãos e atendimentos aeromédicos constituem a sua essência, em meio à imprescindível tarefa de salvar vidas.

O serviço é prestado com tripulações formadas por policiais civis e integrantes de serviço aeromédico em dois helicópteros e unidades: a do SAER Sul/PCSC, com base em Criciúma (Sul do Estado) e a do SaerFron/PCSC, sediado em Chapecó (Oeste, na região de fronteira). Juntas, as unidades já registram mais de 13.600 missões e mais de 9.500 horas de voo.

Os serviços do SAER/PCSC são prestados com agilidade e presteza, frutos de constantes treinamentos. Os trabalhos são realizados a partir de solicitações internas, em ocorrências e missões, além dos chamados aeromédicos.

MISSÕES DE APOIO - O SAER Sul/PCSC já realizou mais de 10 mil missões de apoio policial e aeromédico, totalizando mais de 7,1 mil horas de voo.

O serviço atende cerca de 1 milhão de habitantes no Sul do Estado, residentes de 45 municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna, da Associação de Municípios da Região Carbonífera e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.

Em 2016, o SAER Sul/PCSC passou a ficar sediado em Criciúma – antes era sediado em Florianópolis. Desde dezembro de 2020, o SAER Sul conta também com o Serviço Aeromédico (SARA), que leva serviço médico de qualidade a qualquer pessoa que se encontre vulnerável em situação de risco e que necessite de agilidade no atendimento.

O SARASul conta com o apoio da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, por meio do Consórcio Multifinalitário da AMREC (CIM AMREC), em parceria com a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

ATENDIMENTO MÉDICO - No total, o SAERFron/PCSC já realizou 3.600 missões, o que representa mais de 2.500 horas de voo.

O serviço atende 86 municípios da região de fronteira e é prestado desde julho de 2014. Já o atendimento médico aeropolicial (SARA) na região acontece desde 2016.

O serviço é fruto de um convênio firmado entre a Polícia Civil de Santa Catarina e o município de Chapecó e conta também com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC).
Polícia Civil

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.


Politica de Privacidade