Boa noite
Região EliasElias 18 Junho 2021 (45)

Novo binário no Centro de Itajaí complementa a transformação na mobilidade

Sentido único na Marcos Konder será maior mudança da história do trânsito da cidade

Novo binário no Centro de Itajaí complementa a transformação na mobilidade

Uma revolução na mobilidade urbana de Itajaí está em curso desde a abertura das novas vias e implantação dos primeiros binários. Umbelino de Brito e Uruguai; Brusque e Juvenal Garcia; e Alberto Werner com José Eugênio Müller foram as primeiras grandes mudanças que criaram novas e melhores conexões para aproximar as pessoas.

As alterações geram melhor fluidez e segurança no trânsito, mais qualidade de vida, e economia de tempo e de combustível. A partir da próxima segunda-feira (21), um novo grande binário será implantado com as avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro.

QUALIDADE DE VIDA - Itajaí conta hoje com uma população acima de 200 mil habitantes e mais 100 mil carros. Com o olhar para o futuro e o desenvolvimento econômico e social de cidade, os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação projetaram esta verdadeira revolução no trânsito de Itajaí.
O objetivo é multiplicar a capacidade viária do município em até 50% ao aumentar sua capilaridade com novas vias e acessos.

Com a implantação das mudanças, o tempo de deslocamento dos motoristas poderá ser 20% menor do que o executado hoje. Isso significa que um trajeto executado em 10 minutos passará a durar 8 minutos.

No fim de uma semana de trabalho serão 20 minutos economizados se levar em consideração a economia de tempo na ida e na volta.

Em combustível, a projeção é que cada veículo economize R$ 1,98 por dia com o atual preço da gasolina e em um ano a soma chega a R$ 500,43 por veículo. Estima-se que a economia de combustível alcance até 25%.

“A mobilidade urbana não é um gasto, é um investimento. Todo nosso projeto se baseia em análise criteriosa para melhorar a vida dos cidadãos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.

“Todos os investimentos nas intervenções viárias olham o futuro de nossa cidade e projetam grande crescimento com ganhos maiores ainda”, finaliza Morastoni.

As alterações no trânsito também impactam o meio ambiente. A estimativa é que um veículo em Itajaí emita 2,2 quilos de gases poluentes por trajeto na atmosfera e com as modificações passe a liberar 1,6 quilo por trajeto.

Na soma dos veículos, a redução de gases poluentes produzidos por carros em Itajaí será de mais de 80 toneladas em um dia e mais de 20 mil toneladas em apensas um ano.

Todos esses valores e benefícios serão multiplicados com as projeções de que Itajaí terá em 2040 mais de 380 mil habitantes e 186 mil carros. Mudanças de impacto não só no trânsito e traçado da cidade, como na vida das pessoas e na produção de novas riquezas.

“Para Itajaí, o desenvolvimento da cidade e a mobilidade urbana são temas correlacionados, os deslocamentos impactam diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Desta forma, foi necessário criar um novo e audacioso plano de investimentos em mobilidade do município para impedir um colapso na estrutura viária”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

PROCESSO GRADUAL DE TRANSFORMAÇÃO - Esta será a sexta grande modificação no trânsito de Itajaí nos últimos 18 meses.

A cada mudança, uma nova fase de um processo de grande transformação é consolidado. Em janeiro de 2020, as ruas Alfredo Eicke e Expedicionário Aleixo Maba ganharam quatro pistas, duas em cada sentido, ciclovia e ciclofaixa, canteiros e nova iluminação.

Depois, a antiga rótula do Vanolli deu lugar a um retorno de quadra entre as ruas Luciano Pinheiro da Silva e Domingos Laureano para acabar com os congestionamentos no cruzamento da Heitor Liberato com a José Pereira Liberato.

Em outubro, três grandes binários (Umbelino de Brito e Uruguai; Brusque e Juvenal Garcia; e Alberto Werner com José Eugênio Müller) entraram em funcionamento e, agora, serão complementados pela nova organização do trânsito nas avenidas Sete de Setembro e Marcos Konder.

A próxima melhoria que está em andamento é o novo retorno de quadra da Campos Novos, no bairro São Vicente.

Marcadas para segunda-feira (21), as modificações do novo binário da Marcos Konder e Sete de Setembro serão sinalizadas em todas as vias do traçado. Secretaria Municipal de Obras e Coordenadoria de Trânsito (Codetran) trabalham nos ajustes das ruas para finalizar a infraestrutura.

Para orientar os motoristas, neste primeiro momento, agentes da Coordenadoria de Trânsito e até a Guarda Municipal estarão nas ruas da cidade.

Foi necessário criar um novo e audacioso plano de investimentos em mobilidade do município para impedir um colapso na estrutura viária.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.