Boa tarde
Política EliasElias 25 Agosto 2021 (106)

Juliana Pavan defende eleição direta para diretores de escolas municipais

Pela proposta os coordenadores de NEI’s também seriam eleitos

Juliana Pavan defende eleição direta para diretores de escolas municipais

Nesta terça–feira (24) a vereadora Juliana Pavan (PSDB), protocolou uma indicação propondo que a Administração Municipal crie lei específica, baseada no Plano Municipal de Educação - PME, que está aprovado desde 2015, para que se promova a gestão democrática da educação pública, com eleições diretas para os cargos de direção e coordenação.

“O sistema educacional está presente na vida de todas as pessoas desde as equipes de trabalho nas escolas, até as famílias, através dos alunos e alunas e, ninguém melhor do que este universo de profissionais, famílias e usuários do serviço, para opinarem sobre a gestão das unidades de educação, afinal, a escola é o segundo lar das crianças e adolescentes e, também, dos profissionais que ali atuam, com amor e dedicação ao trabalho”, explica Juliana.

Como este tema tem caráter estritamente relacionado as competências do poder executivo municipal, haja vista a previsão legal da nomeação e exoneração de cargos ou funções em comissão, a indicação foi feita ao Prefeito Municipal, à luz do que traz a Lei N. 3862/2015 - PME, em seus artigos, metas e estratégias.

A vereadora acredita na transparência, lisura e igualdade de oportunidades na escolha. “Sei que houve uma movimentação sobre este tema em 2016, com a criação de uma lei que por entraves jurídicos não teve sequência, mas vejo como justo que seja dada continuidade nesta importante discussão e ação, porque é fato que a comunidade escolar, entre todos que a compõem, escolha os dirigentes, não há como manter-se nomeações meramente políticas, com todo respeito, claro, aquelas que, felizmente, até o momento estão dando certo”.

* Gabinete da Vereadora
Foto: Divulgação

O sistema educacional está presente na vida de todas as pessoas. É o segundo lar das crianças e adolescentes e, também, dos profissionais que ali atuam, com amor e dedicação ao trabalho.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.


Politica de Privacidade