Boa tarde
Eventos EliasElias 21 Novembro 2021 (119)

Alunos do bairro dos Municípios aprendem técnicas de graffiti

Eles colorem paredes da quadra do CEM Tomaz Garcia

Alunos do bairro dos Municípios aprendem técnicas de graffiti

As paredes internas da quadra esportiva do Centro Educacional Municipal (CEM) Tomaz Francisco Garcia ganharam cores e desenhos nesta sexta-feira (19). Orientados pelo artista Fernando dos Santos Cardoso e usando técnicas de graffiti, alunos do 9º ano A da escola coloriram o espaço, deixando a marca deles no local.

A atividade faz parte do projeto “S.O.S Brincadeira - Humanização Pediátrica Hospitalar”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, da Fundação Cultural. De autoria de Fernando, conhecido como Nando, o projeto previa oficina de graffiti aos estudantes e a produção de um painel no interior do ginásio, como contrapartida social.

“Mostrar aos alunos que a arte tem o poder de mudar o visual do colégio foi sensacional. Aproveitei para falar um pouco sobre saúde mental, que o pensamento das pessoas também pode mudar o destino delas. Minha primeira experiência com a arte foi em uma oportunidade como essa, eu pintei um dia o muro da escola onde eu estudava quando criança. E, a partir desse dia, minha vida mudou”, comenta o artista.

A direção da escola acolheu a proposta de Nando como forma de presentear os estudantes do 9º ano, que no próximo mês vão concluir o Ensino Fundamental.

Em agosto, o artista havia finalizado o produto do seu projeto, que era a humanização do setor de Pediatria e UTI Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso por meio de pinturas nas paredes. O tema das ilustrações no hospital foi a preservação do meio ambiente, construído de forma lúdica. Foram retratados nas paredes do setor plantas e animais com rostos sorridentes, em cores como azul, verde, vermelho, rosa, amarelo, entre outras.

“A ala pediátrica do hospital está linda, e fazer a contrapartida com os alunos do Tomaz Francisco Garcia foi muito bacana. A LIC proporciona que essas ideias saiam do papel e virem realidade. Os projetos contemplados pela LIC são incríveis e nos trazem muita satisfação por fomentarem a cultura em Balneário Camboriú”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

* Silvana de Castro/Diretoria de Comunicação
Fotos: Celso Peixoto

Mostrar aos alunos que a arte tem o poder de mudar o visual do colégio foi sensacional. Aproveitei para falar sobre saúde mental, que o pensamento das pessoas também pode mudar o destino delas.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.


Politica de Privacidade