Boa tarde
Entretenimento EliasElias 07 Outubro 2021 (97)

3º Festirua traz ao público live sobre teatro de manipulação direta

Festival traz uma série de transmissões ao vivo com temas relacionados ao teatro de bonecos e com a presença de renomados artistas deste segmento cultural.

3º Festirua traz ao público live sobre teatro de manipulação direta

Um manipulador domina e direciona a cabeça e seus mecanismos enquanto sustenta o peso do boneco pelo quadril, um segundo manipulador coordena os braços e o terceiro os pés. A composição entre esses três artistas exige um rígido treinamento de manipulação.

Estes e demais assuntos desta técnica de contato direto com o boneco, o mundo dos fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação serão abordados na live Teatro de Manipulação Direta e Objetos, dia 9 de outubro, às 19 horas, no canal youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua.

Esta live faz parte da programação do 3º Festirua, que acontece de 1º a 30 de outubro, com workshops e espetáculos on-line e presenciais. Durante este bate papo, os artistas Max Reinert, da Téspis Cia de Teatro (Itajaí/SC) e Henrique Sitchin, da Cia Truks (São Paulo/SP) vão debater sobre esta técnica tradicional de teatro em que o boneco é manipulado à vista da plateia.

Este e vários espetáculos dessa modalidade estão presentes no Festirua e podem ser apreciadas pelo público de todas as idades, em qualquer dia e horário, de 1º a 30 de outubro, na plataforma de filmes Filmjoin, através do site www.festirua.com.br

“A manipulação direta é comum no teatro de bonecos. Vários espetáculos dessa modalidade estão presentes no Festirua. É uma técnica muito difundida, mas peculiar e que exige destreza dos artistas. Usamos as mãos para manipular e dar vida à personagens, bonecos e objetos. É sobre esta técnica que vamos falar na mesa redonda virtual, com transmissão ao vivo”, explica Sandra Baron, atriz, produtora cultural e coordenadora do Festirua.

Sandra ressalta ainda que esta live é uma oportunidade também de aperfeiçoamento, aprendizado e formação para os artistas e interessados. “São pessoas renomadas neste segmento cultural, de diversas partes do Brasil, que vão compartilhar conosco experiências que podem ser aplicadas em nosso trabalho teatral e nas nossas relações com os bonecos”, reforça a coordenadora.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

3º Festirua - Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua - De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais. São 30 dias de apresentações do universo lúdico de bonecos, capaz de encantar crianças e reavivar sonhos em adultos.

A terceira edição do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua), apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festival oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutorias de como fazer teatro de bonecos.

Além de toda essa programação on-line, que fica disponível no site www.festirua.com.br, dois espetáculos se apresentarão de forma presencial para a comunidade: dia 10/10, às 16h, no Balaio Cultural e 12/10, às 16h, na 9ª Festa das Crianças, ambas em Bombinhas; dia 15/10, às 9h30, no Palco das Artes, em Porto Belo; dia 15/10, às 15h30, no Espaço Cultural Nelson Santos (antigo mercado público), em Itapema.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público terá a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva.

A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

Sobre os convidados
Festirua

Max Reinert - Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC) - Reinert é dramaturgo, diretor de teatro e integrante da Téspis Cia. de Teatro desde sua fundação, em 1993. Desenvolve estudos com sua companhia na construção de espetáculos que se utilizam de diversas linguagens e tecnologias para a construção de uma cena híbrida e polifônica. Na área do teatro de animação participou dos mais importantes festivais no Brasil e exterior, dentre eles o Festival Internacional de Teatro de Charleville, na França.

Henrique Sitchin - Cia. Truks (São Paulo/SP) - Sitchin é ator bonequeiro, escritor, autor e diretor teatral com 35 anos de experiência profissional. Foi um dos criadores da Cia Truks, em 1990, e é atualmente coordenador e diretor artístico da companhia. Com o grupo já se apresentou em 12 países e recebeu mais de 40 menções honrosas, entre prêmios diversos e indicações. Foi coordenador do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação da Prefeitura de São Paulo, espaço de referência do teatro de animação na cidade.

Fique atento!
O quê: Mesa 2 – Teatro de Manipulação Direta e Objetos, Max Reinert (Téspis Cia. de Teatro - Itajaí/SC) e Henrique Sitchin (Cia. Truks - São Paulo/SP).
Quando: 9 de outubro de 2021, às 19 horas.
Onde: youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua
Assunto: Teatro de manipulação direta.
Informações: www.festirua.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.